Primavera é renovo
- Daiane Borduam
- 4 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Moisés disse ao povo: Lembrem-se deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor os tirou de lá; portanto, não comam pão feito com fermento. Hoje, mês de abibe, vocês estão saindo do Egito. (Êxodo 13:3,4)
Agora que entendemos o inverno, vamos continuar a entender a primavera, para que essa nova fase seja abundante.
Então, ciclo é uma palavra de origem grega, kýklos, que significa uma série de fenômenos que se renovam de forma constante, ou seja, partem de um ponto inicial e terminam com a recorrência dele. Sendo assim, a cada ciclo nós temos a oportunidade de recomeçar e renovar nossa vida. Existem ciclos longos, como os séculos; médios, como os anos; e curtos, como os dias. O que importa não é o tamanho dele, mas a mudança que ele provoca em nós e o que conseguimos aprender e aproveitar. Em Lamentações 3:22,23, por exemplo, lemos que todos os dias as misericórdias do Senhor se renovam; isso quer dizer que Deus nos oferece oportunidades de sermos novas pessoas - a melhor versão de nós - todas as manhãs.
Deus deseja que o nosso interior se renove, e sempre cria oportunidades para isso. Cada ciclo é uma nova fase de crescimento pessoal e espiritual. Mas o que a primavera tem a ver com isso? A primavera marca o primeiro mês do calendário judaico, o mês de Abibe/Nisã (não é o Ano Novo, falaremos sobre em outro post). É o ponto inicial. Ele é considerado o primeiro mês porque foi nele que o Senhor tirou o povo de Israel do Egito, marcando assim o início de uma nova vida: já não estariam debaixo do jugo do Egito, já não seriam conhecidos como escravos; agora eram novos cidadãos, novas pessoas. Deus não renovou apenas a condição de vida deles, mas renovou a esperança de uma nova terra.
E isso é o que Deus reserva para a sua primavera: que você seja novo, de novo!



%20(205%20x%20198%20px).png)
Glórias a Deus.