top of page

Primavera é aliança, mas também processo

  • Foto do escritor: Daiane Borduam
    Daiane Borduam
  • 6 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

ree
Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. (Gênesis 9:12-15)

Você reparou quantas coisas boas aconteceram na primavera nos tempos bíblicos? Realmente, é um ciclo muito especial. Hoje falaremos sobre mais um acontecimento na primavera: quando Deus fez uma aliança com Noé. Esse fato já é maravilhoso por si só, mas se torna mais interessante quando observamos todos os aspectos envolvidos nele.


Em primeiro lugar, podemos observar o desejo do Senhor de encerrar um ciclo de maldade e desobediência dos homens, enviando um dilúvio que consumiria a terra e mataria a todos os seres viventes (Gênesis 6:5-11). Deus decretou que aquele período havia chegado ao fim, mas lembrou-se de Noé e prometeu uma aliança de vida se ele obedecesse a Sua vontade. Não é diferente do que o Senhor quer fazer com você hoje: sabemos que o mundo está entregue ao maligno e Deus os sujeitou às suas próprias paixões e destruições, mas Ele tem uma aliança de vida para aqueles que desejarem viver em santidade.


Noé, então, entrou na arca no 17º dia do segundo mês (na primavera), e Deus enviou o dilúvio para trazer juízo a todos quantos praticavam o mal, encerrando um ciclo de maldição e iniciando outro. Mas essa nova fase da vida de Noé ainda não era o “tal do renovo", e quando nós lemos essa narrativa – que ocupa apenas uma página da nossa Bíblia – não temos ideia de quão diferente esse período foi para o servo do Senhor. Imagine como seria se você ficasse trancado em um local com mais de 10 mil animais por um período de, aproximadamente, 370 dias. Noé apenas disse sim para o Senhor e viu-se preso em uma arca com sua família e milhares de animais por um ano inteiro.


O nome disso é processo: é o meio pelo qual as alianças são feitas. Se você observar a vida de Abraão, vai enxergar um processo antes da aliança (sair da terra, esperar por Isaque). O processo nem sempre é confortável, às vezes é dolorido, parece não ter fim. Mas o Senhor nos permite passar por ele para que possamos amadurecer e não transformarmos nossa futura bênção em maldição. Deus nos prova. Noé passou bem por essa fase, e na primavera seguinte (no dia 27º do segundo mês) ele e sua família deixaram a arca para, agora sim, viverem a aliança que Deus havia prometido 1 ano antes; aliança que não consistia apenas na promessa de não destruir novamente a terra por meio de águas, mas Deus os abençoou e disse: Sejam férteis e multipliquem-se e encham a terra! (Gênesis 9:1)


Eu não sei se o seu novo ciclo começará com um processo, mas se for assim, não tema; quando ele acabar será primavera outra vez. Entre na arca!

 
 
 

Comentários


Carrossel para Instagram Mentoria (331 x 244 px) (205 x 198 px).png

Daiane Borduam

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page