O inverno é necessário - Parte 1
- Daiane Borduam
- 2 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Enquanto durar a terra, haverá sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais cessarão seus ciclos naturais. (Gênesis 8:22)
A vida é feita de ciclos e na natureza isso não é diferente. Ontem vimos algumas maravilhas que a primavera pode proporcionar para o meio ambiente e para nós, no âmbito espiritual. Mas a primavera não acontece por mágica, existe todo um processo antes que prepara todo esse florescer: o inverno.
Apesar de ser considerada, pelos leigos, a pior estação para as árvores, pois as plantações ficam sem folhas, sem frutos e aparentemente secas; é no inverno que as árvores se desenvolvem e armazenam todos os elementos necessários para viver a primavera. Isso acontece porque ela é exposta a dois fatores nessa estação: a seca e o frio. Hoje falaremos sobre a seca.
O outono e inverno são períodos de poucas chuvas e com menos incidência de luz, então há menos água. Sendo assim, aquela árvore cheia de folhas que gasta muita energia na respiração, começa a perder suas folhas para economizar energia.
Espiritualmente, as chuvas representam a abundância de Deus (Salmos 68:9; Joel 2:23; Jó 5:10). E quanto mais manifestações de Deus o cristão recebe, mas ativo ele se torna: ele testemunha, agradece, auxilia os demais... Suas folhas são frondosas e verdes. Mas aí vem o inverno e essa abundância diminui. Começamos a enfrentar sequidão e achamos que o Senhor não está presente ou que por alguma razão o desagradamos. Mas é um ciclo necessário, lembra?
Nesse período de seca, a árvore precisa abandonar tudo o que consome sua energia e a faz perder água, por isso as folhas caem, “os testemunhos diminuem e ela se silencia um pouco”. Esse é um período de hibernação estratégico: ela já não está respirando somente por causa da chuva ou da luz solar, seu processo de alimentação e respiração agora é totalmente voltado para a raiz. É através da raiz que ela volta a acumular água e produzir hormônios que são armazenados no caule para que ela tenha nutrientes suficientes para a primavera. Se pensarmos nisso de forma espiritual, o inverno é o período em que aprendemos a depender totalmente da nossa raiz, a buscar a fonte de águas vivas, mesmo quando as circunstâncias externas são desfavoráveis, como a seca.
Na primavera florescemos. Mas antes disso, no inverno, nós evoluímos.



%20(205%20x%20198%20px).png)
Estou a evoluir, no inverno que estou a passar!!
Uau, em lágrimas