top of page

As mulheres da Bíblia: Agar

  • Foto do escritor: Daiane Borduam
    Daiane Borduam
  • 22 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? mas ainda que ela venha a esquecer-se, eu, todavia, não me esquecerei de ti. (Isaías 49.15)


Agar era uma serva egípcia que pertencia Sarai, esposa de Abrão. Sua história tinha tudo para ter um final triste, mas ela teve um encontro com o Senhor, o Deus que vê!


Deus havia prometido a Abrão que lhe daria um filho e que, por meio dele, seria pai de muitas nações. Porém os anos passavam, Sarai e Abrão iam envelhecendo e ela não concebia. Por conta disso, Sarai decidiu valer-se dos costumes de sua terra, que permitiam a uma mulher estéril providenciar uma esposa substituta para seu marido com a finalidade de procriação; para que os filhos desta relação fossem considerados dela. Entretanto essa não havia sido a ordem do Senhor, e tal decisão traria dor para a família, principalmente para Agar.


Assim, Agar foi entregue por esposa a Abrão, mas ainda em uma posição inferior a Sarai, sua dona. Porém tudo começou a mudar quando Agar ficou grávida. Ela, que talvez nunca em sua vida estivera em uma situação vantajosa, agora se via como peça principal na família de Abrão e começou a se ver melhor que Sarai por estar esperando o filho que todos julgavam ser a promessa de Deus, passando então a menosprezar e desprezar sua senhora (às vezes o orgulho nos faz proceder de maneira tola e esquecemos quem somos e de onde viemos). Sarai, por sua vez, coberta de ciúmes e ira, foi tirar satisfações com seu esposo sobre o tratamento que vinha recebendo de sua serva, e Abrão lhe deu autoridade de proceder como bem quisesse. Sabendo que, pelos costumes de sua terra, não era permitido expulsar uma esposa grávida, Sarai passou a maltratá-la tanto que Agar fugiu rumo a sua terra.


No deserto, ela teve seu primeiro ENCONTRO com Deus (Gn 16.13). O Anjo do Senhor perguntou de onde ela estava vindo e ela respondeu que estava fugindo de Sarai. Então ela foi ordenada a voltar para a presença de sua dona e obedecer em tudo. Deus estava tratando o orgulho de Agar. Apesar de estar esperando um filho de Abrão, ela era serva de Sarai e não deveria tratá-la com desprezo.


Mas após a exortação vem a promessa. O Senhor viu a aflição de Agar, que foi arrastada pela pressa de sua dona em cumprir o propósito de Deus. Seu filho não era o da promessa, mas Deus também fez uma promessa para ela: Farei com que o número de seus descendentes seja grande; tão grande que ninguém poderá contá-los. Seu filho se chamará Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição. Assim Agar voltou para o lar de Abrão e deu à luz a Ismael.


Os anos se passaram e a promessa de Deus para Abrão (agora Abraão) se cumpriu. Sarai (agora Sara) concebeu Isaque, e a partir desse momento Agar e Ismael começaram a “sobrar” na família. Sara não queria que Ismael fosse herdeiro junto com Isaque, então pediu que Abraão mandasse a egípcia e seu filho embora. Abraão não queria fazê-lo, pois de acordo com as leis de sua pátria, ainda que a esposa verdadeira viesse a ter filhos, a esposa substituta e seus filhos continuariam sob os cuidados do marido. Mas Abraão cedeu à vontade de Sara e, na madrugada seguinte, despediu a Agar e Ismael com apenas um pedaço de pão e um odre de água.


E Agar se viu andando sem direção no deserto. Abandonada, aflita, vítima do pecado e do ciúme de sua senhora. Quando a água do odre acabou, ela sentou seu filho debaixo de uma árvore e se afastou para não ver o menino padecer. Mas Deus ouviu o choro do menino e Agar teve mais um encontro com Deus no deserto (Gn 21.17). Ele a lembrou da promessa que lhe tinha feito, abriu seus olhos e a fez enxergar um poço, onde ela encheu seu odre e saciou a sede do menino. E dizem as Escrituras que Ismael cresceu protegido por Deus e habitou no deserto de Parã (Gn 21.20)


A história de Agar nos mostra que nunca estamos sozinhas. O Senhor é o Deus que nos vê! Mesmo que todos nos esqueçam ou nos abandonem Ele jamais nos abandonará. Ele nos trata, cuida de nós e cumpre todas as suas promessas.


Se você estiver passando por algum deserto em sua vida, se sentindo aflita e solitária, permita que Deus abra seus olhos para que você possa ver sua misericórdia e seu cuidado. Jesus disse: vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).


Que Deus te abençoe.

 
 
 

Comentários


Carrossel para Instagram Mentoria (331 x 244 px) (205 x 198 px).png

Daiane Borduam

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page