top of page
11.png

Dia 6 - Provérbios 6

Olá, Casal, antes de começar este devocional, leia o texto de Provérbios 6

 

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.

Provérbios 6:6-11

Que atire a primeira pedra quem nunca passou um dia inteiro sem fazer absolutamente nada; só deitado, comendo besteirinhas e vendo aquele seriado...

Não é errado tirar momentos para descansar, principalmente em família. O problema é quando nos abstemos de realizar atividades importantes porque não queremos nos dar o trabalho ou achamos não ser necessário no momento. Enquanto isso, as pendências vão crescendo como uma bola de neve e nós vamos postergando o que é inevitável.

O sábio nos adverte sobre os perigos da preguiça. Em primeiro lugar, ele usa o exemplo da formiga, o que é uma lição e tanto para nós, pois independente da circunstância ela não desiste. Mesmo que você coloque seu dedo ou algum objeto para tentar bloquear-lhe o caminho, ela traça outra rota e continua sua jornada atrás de provisões para seu formigueiro. Nada a detém. Nós, entretanto, nos escondemos atrás de várias desculpas quando não queremos atender a alguma responsabilidade que nos foi solicitada. 

Como conselheira, vez ou outra atendo casais cuja esposa já inicia dizendo que o problema é o marido que é preguiçoso e não faz nada em casa. O marido, por sua vez, diz que está cansado, que fez muita coisa no trabalho e só quer descansar. Isso quando não é o próprio marido reclamando da esposa que acorda depois das 11h e não cumpre bem o seu papel. Às vezes o problema se arrasta por meses ou anos, gerando vários problemas para o casal. Mas não se desespere, a preguiça tem uma causa e uma resolução muito prática. Vamos descobrir?

A preguiça está intimamente relacionada com a falta de propósito. Nós já temos a tendência de colocar em segundo lugar aquilo que não priorizamos. E quando não temos ou não entendemos nosso propósito naquele espaço (casamento, família, filhos, casa), subestimamos seu valor e não assumimos nenhuma responsabilidade, por menor que seja. Precisamos, então, olhar para o nosso casamento e família nos perguntando qual é o meu propósito como marido, esposa, pai ou mãe? Se você não sabe, pergunte ao Senhor, porque a resposta não tardará. Porém, a Bíblia já nos indica de forma geral nosso papel e responsabilidades.

O homem é o provedor. É através dele que as provisões, o cuidado, a segurança e a direção da família são obtidas. Um homem que tem preguiça de realizar essas tarefas, tem um lar desgovernado, filhos e esposa desorientados e pobres material e espiritualmente. Já a mulher, é a administradora e nutridora. É por ela que a casa se organiza, os filhos têm o caráter e relacionamentos moldados, a família é nutrida em todos os sentidos. Uma mulher preguiçosa reflete uma casa em caos, filhos desobedientes, e relacionamento distante com o esposo. E aí, como diz o sábio sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.

Se vocês têm problemas com a preguiça, orem a Deus e conversem sobre seus propósitos e prioridades. Vocês podem se organizar juntos e criar um centro de comando familiar, onde cada um já se organizará para suas atividades.

Se quiser saber sobre o centro de comando familiar e coparticipação familiar clique aqui e aqui.

Que Deus abençoe!

bottom of page