
O lar coparticipativo - Parte 1
Você já ouviu falar em lar coparticipativo? Não?! Então pega um cafezinho e "vamo bater dois dedin de prosa", rs
Coparticipação é participar junto com alguém em alguma coisa. Nesse caso, a coparticipação no lar sugere que todas as pessoas que fazem parte dele contribuam para o bom andamento e harmonia dentro do reino das 4 paredes. Parece uma coisa bem lógica, na verdade: se você mora naquele lugar, tem que ajudar a manter as coisas fluindo, né... Mas não é bem o que se vê por aí.
É inegável a necessidade praticamente geral da presença da mulher no mercado de trabalho, e juntando essa jornada diária com as tarefas domésticas rotineiras como limpar a casa, ajudar os filhos nas tarefas, cozinhar, lavar, passar e etc, teremos uma mulher esgotada e estressada em pouco tempo; o que não é bom nem para ela e nem para a família, acredite! Sendo assim, a teoria do lar coparticipativo entra como um facilitador para a família, uma vez que, com a contribuição de cada membro da família, a carga de tarefas da mãe/esposa diminui e ela tem mais tempo para aproveitar em atividades de bem estar e descanso; e uma mulher descansada é uma mulher feliz, hahaha.
Se você ainda não vive essa experiência em casa, mas quer testar, seguem algumas umas dicas:
1. Tenha uma conversa leve e sugestiva com seu cônjuge. Mostre a ele como pequenas coisas no dia a dia podem fazer toda a diferença no seu dia, como por exemplo, se ele lavasse a louça do jantar enquanto você prepara as marmitas do dia seguinte. Ou se ele se juntasse a você na faxina do fim de semana lavando o banheiro, a garagem e seu próprio escritório (se ele tiver), enquanto você arruma os demais cômodos. Juntos vocês acabam mais rápido e ainda dá tempo de curtir uma noite especial.
2. Coloque os filhos para limpar o próprio quarto e supervisione. Ensine-os a arrumar a própria cama desde cedo; a guardar os brinquedos e os sapatos espalhados. As crianças maiores podem ajudar com a louça também, lavando ou secando. Vocês podem compartilhar esse momento: enquanto você lava, ela seca; e enquanto isso contem histórias, cantem, brinquem... Isso vai criar boas memórias e, quando mais velhas, não verão essa atividade como um fardo, além de estreitar laços.
3. Use a criatividade e o dinamismo para envolver toda a família nas rotinas de tarefas da casa. Você pode criar uma lista de tarefas selecionadas para cada pessoa da casa e deixar onde todos possam ver.
4. Você também pode criar um centro de comando familiar. Falaremos sobre ele na próxima postagem. Enquanto isso, compartilha com a gente quais são as estratégias de coparticipação aí na sua casa; ou quais você já pensou em colocar em prática...
Para saber mais sobre o lar coparticipativo, assista ao vídeo:
​
​