
Toque Físico
O toque físico também é uma das linguagens do amor. As pessoas que têm essa linguagem gostam de expressar amor por meio do toque e da linguagem corporal. Assim, beijos, abraços, aconchego e até mesmo um passeio de mãos dadas não são apenas gestos, mas formas diretas de dar e receber afeto.
Um aspecto interessante dessa linguagem é que quando estamos perto de nossos parceiros e promovendo contato, liberamos um hormônio chamado Ocitocina, que é conhecido como "hormônio do amor", pois está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional, diminuindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. Por isso, além de nos aproximar mais do cônjuge, o toque físico nos traz uma sensação de segurança e conforto.
As pessoas com essa linguagem de amor gostam de sentir o toque do parceiro, então fazem e pedem carinho constantemente, adoram abraços e caminhadas de mão dadas. Muitas vezes são incompreendidas e vistas como carentes de atenção, principalmente se o cônjuge não possui a mesma linguagem. Entretanto, talvez seja o tipo de pessoa mais fácil de receber afeto, pois não exige nada além do corpo, sem necessidades de presentes, por exemplo.
O contato com os olhos também é muito importante. Sempre que estiverem conversando, olhe nos olhos da pessoa ou ela se sentirá que não está recebendo a devida atenção. Além disso, o contato em público também é bem-vindo, então carinhos no rosto, nas mãos, cafunés, beijos e abraço nos passeios, cinema e locais públicos demonstram para o parceiro que você está comprometido em fazê-lo feliz.
Mas a carta na manga de qualquer pessoa casada com alguém que possui toque físico como linguagem de amor é a massagem. Funciona como pedido de desculpa, consolo, alívio do estresse ou simplesmente para manter o tanque de amor dela cheio. Funciona 100% das vezes! Então, vale a pena aprender algumas técnicas de massoterapia para surpreender a pessoa amada.
E aí, essa é a sua linguagem de amor?