
Dia 8 - Provérbios 8
Olá, casal! Antes de lerem este devocional, leiam o texto de Provérbios 8.
A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz.
Provérbios 8:1-3
Já falamos sobre sabedoria de forma geral no dia 1. Hoje falaremos em quais áreas da nossa vida ela precisa estar mais atuante. Novamente analisaremos a analogia personificada que o sábio nos descreve e como aplicar isso em nosso casamento.
No provérbio, a Sabedoria está clamando em diversos pontos da cidade: junto ao caminho, nos cruzamentos, ao lado das portas, na entrada da cidade e portas adentro. Espiritualmente isso gera uma grande lição. Vamos discutir esses pontos:
1. Lugares altos: representava, no Antigo Testamento, os montes, lugares de adoração. Vocês estão tendo zelo em manter de forma sábia a vida de adoração dentro do lar? Têm orado juntos, orado com seus filhos ou promovido cultos no lar? A Sabedoria está clamando por isso. Restaurem o altar de sua família!
2. Junto ao caminho: Em quase toda a narrativa bíblica, o caminho (ou veredas) diz respeito aos nossos hábitos e ações, ou seja, aquilo o que fazemos. Temos tido sabedoria nessa área? Nossas ações são fruto de uma reflexão ou fazemos e falamos sem pensar? Podemos causar rachaduras grandes em nosso lar por conta de maus hábitos.
3. Cruzamentos: é aquele lugar onde Norte, Sul, Leste e Oeste se cruzam e precisamos atentar para onde estamos indo. Trazendo para o mundo espiritual, cruzamento é lugar de decisão. A sabedoria clama ali. Ela espera que desejemos tomar decisões com discernimento e, principalmente, se o Senhor está de acordo com isso. Mas o pior é que em alguns casos que exigem uma meticulosa tomada de decisão, nós não consultamos nem ao Senhor e muito menos ao cônjuge, que é pego desprevenido pelas consequências das nossas resoluções impensadas e tolas. A sabedoria nos convida a planejar os cruzamentos da vida, orar, dividir os medos e angústias com Deus e com nosso parceiro(a). Assim, nossos passos serão mais seguros.
4. Ao lado das portas: No tempo de Salomão, a cidade de Jerusalém possuía 12 portas de entrada unidas por uma muralha. Cada porta tinha sua função, mas os muros, ao lado destas, eram os responsáveis por fornecer proteção ao templo e à cidade, e quando qualquer ameaça se aproximava, também eram vistos como uma fortaleza do próprio templo. Sendo assim, ter sabedoria ao lado das portas significa ser sábio a ponto de saber proteger a nós e a nossa própria família de ações internas e externas que possam nos abalar. Precisamos ser prudentes dentro do nosso lar, intencionais para alcançar nossos filhos e precisamos de muros para filtrar aquilo que vem do mundo para dentro da nossa casa. E como casal precisamos fazer isso juntos.
5. Na entrada da Cidade: o lugar de maior influência entre o povo para conversas, negócios, passatempos, processos judiciais e até mesmo a leitura da Palavra. Muitos sábios do Antigo Testamento eram encontrados nas portas das cidades. Então, de forma espiritual, a entrada da cidade é nossa relação de maior influência entre o povo, ou seja, nosso testemunho. Como está a “porta de sua cidade”? Vocês têm tido a sabedoria de manter o testemunho de vocês irrepreensível diante daqueles que os observam? Se vocês exercem algum cargo de liderança ou não, ainda assim dão testemunho perante os outros, e esse testemunho precisa ser de sabedoria. Pensem a respeito.
6. Portas adentro: Por dentro dos portões da cidade a vida era comum era o cotidiano, o dia a dia, e assim acontece dentro do nosso lar. Como é o relacionamento de vocês dentro das 4 paredes de seu lar? Vocês têm usado de sabedoria um para com o outro, têm tido paciência, compreensão e respeito? isso é ser sábio portas adentro.
Espero que consigam entender a importância da sabedoria em todos esses aspectos e que esse devocional os ajude exercê-la dentro e fora do lar.
Que Deus abençoe!