
Dia 4 - Provérbios 4
"mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito"
Provérbios 4:18
Olá, casal! Leia o texto de Provérbios 4 na íntegra antes de começar a ler este devocional.
Certa vez eu questionei o Senhor sobre um versículo da Bíblia que diz que o choro pode durar um noite, mas a alegria vem ao amanhecer (Salmos 30:5). Pode parecer engraçado hoje, mas eu já tinha dormido três noites seguidas chorando e nada da alegria aparecer pela manhã! Foi então que, como um professor excelente, o Espírito Santo me presenteou com o ensino do versículo que inicia este devocional, e eu vou tentar reproduzir a vocês da mesma forma que Ele falou comigo.
A maioria das pessoas não está acostumada a ver o amanhecer. Quando nos deitamos ainda está escuro e quando levantamos já está claro não vivemos a aurora, ela simplesmente passa enquanto estamos dormindo. Mas se você passar uma noite acordado (a), verá que a luz do sol não chega até nós na mesma velocidade em que acendemos um interruptor de lâmpada. Existe um processo de ascensão dos raios solares que acontecem em etapas e duram um período específico de tempo até o dia raiar. A luz vai aparecendo aos poucos, tomando espaço, mudando a cor do céu, clareando as áreas escuras, iluminando as nuvens, depois as neblinas, e só então presenciamos a conversão total da noite para o dia. E isso não se dá em poucos segundos.
Assim também acontece conosco e em nosso casamento. Nosso amanhecer é um processo que necessita ser vivenciado e trabalhado. Precisamos passar por todas as etapas até que cheguemos a ser "dia perfeito". Mas o que acontece muitas vezes é que queremos dormir nas trevas e acordar brilhando, ou em outras palavras, "deitar magoado e acordar amando". Não, não é por aí.
Cada um precisa contribuir com sua luz dentro do lar para que as trevas se dissipem. Se você fechar os olhos imaginando abri-los só quando clarear, estará sobrecarregando seu cônjuge e quando acordar ainda será noite. Mas se os dois caminharem juntos, iluminando as em todas as direções que ainda estão no escuro em seu lar (finanças, compreensão, filhos, tempo, fé), conseguirão converter as trevas em luz perfeita e ainda reluzir como um farol àqueles que estão ao seu redor.
Se por acaso a alegria ainda não chegou no seu lar, não feche os olhos, brilhe através da oração, do clamor, do jejum, dos atos de amor, do incentivo ao cônjuge. Não espere apenas uma luz chegar, seja a luz! Respeite seu tempo e seu processo.
Que Deus abençoe!