.png)
Dia 2 - Provérbios 2
“Então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem.
A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.”
Provérbios 2:5,9,20
Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre caráter, que é o conjunto de características formadas do resultado das experiências vividas, escolhas, ambientes e exemplos observados, que influenciam diretamente em sua índole e sentimentos. Quando falamos do caráter de uma pessoa, nos referimos a essa construção de traços morais e éticos que ela possui e como reage em relação aos acontecimentos ao seu redor.
Por ser uma construção, o caráter pode ser moldado. É só pensar em uma criança aprendendo de seus pais os conceitos de certo e errado, a importância da verdade, da lealdade e outros fatores tão importantes para seu desenvolvimento como indivíduo. Mas não é apenas na infância que essas características podem ser adquiridas. Como lemos no capítulo 2 de Provérbios (faça a leitura completa do texto bíblico), Deus molda o caráter daqueles que buscam por Sua sabedoria e endireita seus caminhos.
Se há algo em seu caráter que precisa ser transformado para o bem de seu casamento e de sua família, não hesite em buscar a sabedoria divina, pois o bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá (v.11). E assim como os pais respaldam e auxiliam na formação da índole de uma criança, quando deixamos a casa dos nossos pais para nos unirmos em casamento, precisamos confiar e contar com o ambiente conjugal para continuar mantendo íntegra nossa alma.
Se vocês estão fazendo juntos esse devocional, não se olhem desconfiados nesse momento, rs, mas se revistam da sabedoria e temor do Senhor e conversem sobre possíveis falhas no caráter. É possível que seu cônjuge já saiba, mas reconhecer e confessar é o primeiro passo para a transformação. Quando escondemos, fingimos ou não reconhecemos nossas fraquezas nós concedemos poder para elas crescerem em nós. Mas quando confessamos para alguém em quem confiamos e que está disposto a nos auxiliar, essa falha perde sua influência, pois começa a ser mapeada e trabalhada.
Problemas de caráter em nós ou em nosso companheiro (a), quando não são trabalhados, podem custar anos de sofrimento e problemas em diferentes áreas do casamento, como sexual, financeira e até mesmo espiritual; além de refletir esse ciclo na vida dos filhos. Por isso é fundamental que não haja reservas na hora de conversar sobre esse assunto com seu cônjuge. Pense nele (a) como um ajudador, não como um juiz. Estabeleçam uma relação de confiança e intercedam um pelo outro.
Que Deus abençoe!