top of page
3.png

Dia 14 - Provérbios 14

Leiam todo o texto de Provérbios 14 antes de começarem este devocional.

 

Quem anda direito teme o Senhor, mas quem segue caminhos enganosos o despreza. Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.

Provérbios 14:2,26,27

 

Se buscarmos a palavra o verbo ‘temer’ em um dicionário de Língua Portuguesa, encontraremos um sentido de sentir medo, porém, ao analisarmos no contexto bíblico, perceberemos que é um termo bem mais abrangente e de importante significado para nós. Isso porque, no hebraico, as formas temer (יְרֵ֣א) e temor (יִרְאַ֣ת), somadas juntas, aparecem 425 vezes no Antigo Testamento e devem ser interpretadas segundo o contexto. Porém, na maior parte das vezes o significado não é medo, mas sim ter reverência, lealdade, fidelidade e, principalmente, obediência; o que já nos diz muito. Sendo assim, temer a Deus é obedecê-lo e reverenciá-lo.

 

Não só em Provérbios, mas em vários outros textos bíblicos o Senhor nos aponta os benefícios de uma vida em temor a Ele: a mulher que teme ao Senhor será louvada (Pv 31:30); o Anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra (Sl 34:7). Isso nos mostra o valor que o Senhor dá a esta virtude.

 

O temor ao Senhor não ó protege a nós, mas alcança nossa família. Além disso ele nos concede poder de resistir ao maligno (Tiago 4:7). Inversamente, se escolhermos viver uma vida longe da sujeição ao Senhor, estaremos mais perto dos caminhos tenebrosos e induzindo nossos familiares a isso. Por isso, temam ao Senhor! Orem e tomem a decisão juntos de honrá-lo a cada dia através de um proceder santo, obediente leal e fiel.

 

Que Deus abençoe!

bottom of page