
Dia 12 - Provérbios 12
Antes de começarem este devocional, leiam todo o capítulo de Provérbios 12
Ninguém consegue se firmar mediante a impiedade, e não se pode desarraigar o justo. O justo cuida bem dos seus rebanhos, mas até os atos mais bondosos dos ímpios são cruéis. Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo. Os ímpios cobiçam o despojo tomado pelos maus, mas a raiz do justo floresce. Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado. A testemunha fiel dá testemunho honesto, mas a testemunha falsa conta mentiras. As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos. O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.
Provérbios 12:3,10,11,12,14,17,24, 27
Gostaria de começar este devocional comum pergunta: se Deus não cuidasse do seu rebanho, onde nós estaríamos agora? Provavelmente sem rumo, abandonados, feridos por lobos e sozinhos. Mas Ele como o Bom Pastor que é, cuida de nós, nos dá a provisão e a proteção que precisamos. De mesma forma que nosso Deus, nós precisamos reproduzir sua característica de responsabilidade. Ele é fiel a nós. Temos sido fiéis ao que ele coloca em nossas mãos?
O sábio fala de muitos conceitos importantes nesse capítulo, mas hoje, o que mais saltou aos meus olhos foi a responsabilidade. Quando ele diz que o justo cuida de seu rebanho, está se referindo a nossa família. Como temos cuidado dela? Ele faz uma referência ali tanto aos homens como às mulheres, e ainda se refere aos ímpios, que mesmo quando fazem o bem, não é de forma espontânea e amorosa, mas sim visando o próprio bem.
É necessária muita sabedoria e amor para administrar uma família, e isso envolve vários aspectos: o cuidado com o cônjuge, com os filhos, com o trabalho que traz sustento ao lar – e aí precisamos tomar todo o cuidado que o texto engloba, visto que hoje, auge da era digital e do trabalho autônomo, muitos olham para a grama do vizinho e tentam trocar o certo pelo duvidoso, indo atrás de fantasias, e perdem até o que já têm, trazendo prejuízos ao lar.
Mesmo que estejam passando por dificuldades nesse momento, lembrem-se que Deus é fiel, e honrará sua fidelidade e espera. Não tomem decisões precipitadas. Deem valor ao que têm hoje, administrem bem o que o Senhor já tem dado, mesmo que seja pouco; pois Ele os honrará. Caso um dos dois ou os dois estejam em casa, aproveitem a oportunidade de planejar e entregar esses planos nas mãos do Senhor. Peçam sua sabedoria para governar o que Ele tem dado a vocês. Não se rendam ao desânimo ou a preguiça, mas mantenham seus olhos no Senhor.
Que Deus abençoe!