top of page
7.png

Dia 10 - Provérbios 10

Antes de começarem este devocional, leiam todo o texto de Provérbios 10.

A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência. Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. A língua dos justos é prata escolhida, mas o coração dos ímpios quase não tem valor. As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo.

Provérbios 10:11,19-21

Essa não será a única vez que falaremos sobre a língua neste devocional, ainda abordaremos muito mais sobre o poder das palavras nos próximos dias. Mas hoje gostaria de começar com duas perguntas:

1. Se a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34), e você está falando com seu cônjuge ou sobre ele, como está seu coração em relação a isso? Se suas palavras são de bênção, gratidão e amor, esse é o seu sentimento. Mas se você se refere a ele com amargura, ironia, ou indiferença, algo está errado.

2. Se o seu esposo/esposa fosse alimentado apenas por suas palavras, elas seriam remédio ou veneno?

Sei que mulheres gostam de falar, afinal sou mulher e falo muito também, mas aqui o sábio nos convida a ponderar sobre que tipo de palavras temos proferido. Temos sido fonte de vida ou estamos semeando discórdia e mágoa em nosso marido.

Já os homens, tendem a ser desinteressados com as palavras, e mesmo quando sua resposta é requerida eles se abstêm. Isso, no coração de uma mulher que é auditiva, ressoa como falta de atenção, abandono e indiferença, o que também gera amargura e afastamento. Dessa forma, o conselho de provérbios aqui não é para que se deixe de falar ou que se fale qualquer coisa para satisfazer o outro, mas é sobre ter controle, domínio do que é falado, como prata escolhida, polida e útil. Essas sim são as palavras que dão sustento a muitos.

Gostaria fazer um convite para vocês: uma atividade prática. Somente por hoje, andem com um bloco de anotações ou até mesmo o aplicativo de notas do celular, e cada vez que vocês proferirem uma palavra ao seu/a parceiro/a anotem. No final do dia, ponderem sobre essas palavras. Você gostaria de tê-las ouvido? Acha que elas alimentarão ou envenenarão seu relacionamento. Depois orem a Deus sobre isso e peçam sabedoria para sua comunicação com seu cônjuge.

 

Que Deus abençoe!

bottom of page