top of page
dia 1 pv 1 (1).png

Dia 1 - Provérbios 1 

"A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso: até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? [...] Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal". 

(Provérbios 1:20, 21, 22, 32, 33)

 

Não existe elemento mais necessário no casamento que a sabedoria. Até para exercitar o amor precisamos ser sábios. Talvez tenha sido por isso que Salomão tenha escolhido começar suas instruções falando sobre essa virtude essencial a todos. Mais que uma virtude, no versículo 20 deste capítulo, a Sabedoria é personificada. Do hebraico ḥakhmot (termo feminino, plural), é a personificação das sabedorias – não só a divina, mas a inteligência, a sabedoria emocional, moral e ética – que ganha voz para instruir aqueles que a ouvem. É um apelo direto do próprio Deus por meio do sábio. 

 

No casamento não é diferente. Hoje, primeiro dia deste devocional, Deus está nos chamando para um encontro com a Sabedoria, em todos os aspectos da nossa vida. Não sei como está seu casamento, mas hoje a Sabedoria está clamando em alta voz. Pare e ouça! Você tem sido apático, sarcástico, zombador, indiferente, acusador? Está pensando em desistir, se render ou apelar para as falsas aparências, contentando-se com uma atmosfera de frustração e solidão em seu lar?

 

Observe os dois principais conselhos deste capítulo:

 

1. Olhe para o Senhor

 

Não sei quantas vezes você já olhou para o seu cônjuge e se perguntou se tomou uma decisão sábia ao se casar com ele, mas Deus estava lá. Ele é a fonte da sabedoria e criador dessa aliança. Mesmo que você tenha feito essa escolha antes de receber a Cristo como Senhor, Ele tem um compromisso com seu casamento e Suas mãos estão sobre vocês. Confessem todas as dificuldades à Ele e clamem por sabedoria. Não importa quantos anos de casados nós tenhamos, Ele sempre será mais experiente que nós pois é o detentor do tempo e de todo o conhecimento. Ele sabe o que você e seu (a) esposo (a) precisam e está disposto a torná-los parceiros melhores um para o outro e sustentação forte para o restante da família. Confiem ao Senhor seus medos e dúvidas e Ele os preencherá com sabedoria.

 

2. Cuidado com as influências

 

No versículo 10, Salomão dá instruções aos jovens: se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! O mal não tem como objetivo somente a vida dos jovens, mas a família como um todo. Sua intenção é destruir tudo o que Deus criou e santificou, logo, se você está tentando melhorar seu relacionamento, não é coincidência surgirem “amigos (as)” para te desviarem desse propósito, seja por meio de maledicência, fofoca, murmuração e todo tipo de conversa ilícita; até mesmo incentivo a práticas reprováveis. Isso gera um ciclo de legalidades espirituais que podem levar seu casamento a ruína.

 

Se precisar pedir conselhos, ore e peça a Deus que te indique um casal de amigos idôneos e com testemunho nessa área.

 

Orem juntos e clamem por sabedoria. Entreguem ao Senhor os próximos 30 dias e peçam que o Espírito Santo se faça presente em seu lar.

 

Que Deus abençoe!

bottom of page