
Passo 9: Evite distrações
Ainda falando sobre disciplina, existem situações que drenam totalmente a nossa produtividade. São lugares, momentos, aparelhos e até mesmo pessoas que conseguem tirar toda a nossa atenção e foco nas tarefas que possuímos, atrasando todo o andamento da meta. Vamos ver alguns:
​
​1. Televisão
Para quem trabalha em casa, a TV pode ser uma péssima distração, principalmente na hora do almoço. Imagine que você se sente para almoçar no sofá e coloque um filme. Depois de uma hora de almoço, o filme está ainda na metade e prendeu toda a sua atenção, então você resolve assistir até o final e lá se foi mais uma hora. Isso quando não escolhemos uma série e caímos no limbo do “só mais um episódio”. Por isso, é mais recomendável que você almoce na mesa, com a TV desligada, e reserve o restante do horário de almoço para uma outra atividade como ler ou até tirar um cochilo de 30 minutos. Caso faça questão da TV, programe-a para desligar no horário que tiver que voltar para suas atividades ou deixe para assistir seus programas na parte da noite.
​
​2. Computador
Se você trabalha usando diretamente o computador, é inevitável se distrair com as notificações de chegada de e-mail, mensagens ou até mesmo aquela navegada na internet. Para não perder o foco, desativar as notificações é uma ótima saída. Assim, enquanto estiver trabalhando, não terá curiosidade de conferir a caixa de entrada a cada hora. Se não trabalha usando a internet, feche todos os navegadores. Você verá que seu rendimento será bem melhor sem interrupções.
​​
3. Celular
Acredito que o celular seja o campeão das distrações. Isso porque ele reúne em um único aparelho tudo o que precisamos para nos mantermos informados, entretidos e em contato com os outros. E isso não é algo negativo, pelo contrário é o maior avanço que poderíamos ter para facilitar nosso dia a dia. Porém, tudo em excesso ou sem controle nos prejudica, e esse pedacinho de tecnologia pode se transformar no maior sabotador da nossa produtividade.
Se a primeira coisa que você faz ao acordar é checar o celular, você tem grandes possibilidades de ter suas tarefas interrompidas por ele. Se você olha a tela a cada 5 minutos procurando notificações, suas tarefas já estão comprometidas! Imagine que esteja trabalhando e a cada notificação recebida você pare para visualizar e responder. Se você recebeu 10 notificações em 3 horas, significa que você parou seu trabalho 10 vezes em 3 horas. Não há concentração que resista e com certeza não conseguirá concluir a tempo. Isso se a notificação não for de uma rede social, que nos leva para um feed de notícias para que possamos ver o que os outros estão fazendo. No final de tudo, de tanto observar os outros, acabamos por não fazer nada e somos nós os que vamos sendo “arrastados para baixo”.
Por isso, evite o uso do celular enquanto estiver trabalhado ou estabeleça um horário fixo para seu uso, por exemplo, atualizar as redes sociais somente na parte da noite. Assim você pode desligar as notificações durante o dia para manter a produtividade.
​
Viu quanta coisa pode atrapalhar nossos objetivos?! No próximo passo veremos que é possível descansar sem cair nas ciladas dos “sugadores de produtividade”
​
Te vejo no passo 10!