top of page
passo 7 (2).png

Passo 7: Seja intencional

Você já teve a sensação de que sua vida não sai do lugar? Costumamos culpar o tempo o cônjuge, a situação financeira, o lugar onde moramos, talvez se tivéssemos outra vida, outro casamento, filhos diferentes, mais dinheiro ou morássemos no exterior estaríamos satisfeitos. Será? E se a culpa residir em nossa falta de tempo? Nunca temos tempo suficiente, pois nossa vida já é repleta de trabalho e atividades. Por isso criar uma rotina intencional é essencial para aproveitar melhor o dia e realizar todos os nossos objetivos. Para começarmos esse passo, tenho 3 preguntas para você que te ajudarão nesse exercício:

​

1. Qual é o seu propósito de vida?

É uma pergunta que pode ser respondida de forma superficial ou profunda. Às vezes pensamos de forma muito vaga no que desejamos da vida, e isso nos impede de conquistar nossos sonhos porque não traçamos um plano para isso. Por exemplo, se seu objetivo na vida é ser feliz, você encontrará dificuldade em definir metas específicas para alcançar esse propósito. Agora, se você se aprofunda um pouco mais nesse conceito, pensando que sua felicidade ou sua plenitude se realizará salvando vidas, ajudando o seu entorno, e, ao mesmo tempo, trazendo conforto para você e sua família, você já pode já consegue esboçar um plano simples do que deseja: você pode salvar vidas através de uma profissão, como médico, enfermeiro, bombeiro; pode transformar vidas através do ensino, da música, da dança; pode servir aos outros como advogado, assistente social, psicólogo, cozinheiro, militar e outras N opções para esses propósitos. Não importa a sua idade, quando você conseguir identificar seu objetivo na vida, avançará para essa realização. O erro de muitas pessoas é não estabelecer um motivo para viver e com isso acabam empurrando a vida com a barriga, fazendo o que aparece, e quando surge um sonho no meio do caminho elas até se empolgam, mas sem um plano palpável elas acabam desistindo na primeira dificuldade. Então tire um tempo para pensar sobre isso e anote sua resposta.

​

​2. Para cumprir esse propósito, você precisa de quê?

Não tenha medo de responder a essa pergunta, mesmo que pareça inalcançável no momento. Todo propósito exige planejamento e preparo, seja físico, mental ou financeiro. O que o seu objetivo exige? De quantos anos de preparo você vai precisar? Precisa de uma reserva financeira ou um investimento para conseguir isso? Um preparo para um teste de aptidão física? Talvez um curso de culinária ou confeitaria? Anote todas essas demandas. Caso já possua algum elemento para seu propósito, marque-o

​

​3. Como usar seu tempo e seus recursos a seu favor?

É aí que entra a intencionalidade. Pequenas coisas que você faz no dia a dia podem te ajudar e muito a conquistar seu desejo. Sabe aquele velho ditado que de grão em grão a galinha enche o papo, então, é por aí. Ser intencional é potencializar seus recursos para o seu foco principal em vez de desperdiçá-lo em outras coisas. É passar a fazer escolhas conscientes sobre seu tempo, dinheiro, habilidades e ocupações. Por isso repense suas atividades e direcione-as para um propósito específico.

Vou te dar um exemplo do que aconteceu comigo. Eu tenho algumas obras que nunca publiquei, pois nunca tive tempo para organizá-las. Este ano, coloquei como meta publicar quatro (poderia ter sido só uma, mas se eu não tomasse esse susto logo iria empacar para sempre). O problema é que o escritório aqui de casa vive ocupado, rs, então me restou trabalhar no sofá. Porém, sempre que ia iniciar a atividade, me esticava no sofá e vinha aquela preguiça e eu acabava vendo um filme na Netflix. Decidi então organizar as coisas no quarto, mas da mesma forma que o sofá, a cama não foi uma boa opção. Descobri que o problema não era o tempo, e sim o ambiente em que eu estava. Então pensei de forma totalmente intencional em como poderia fazer esse trabalho sem distrações. Precisaria de um local sem sofá, sem cama e sem televisão. Foi aí que tive a ideia de transformar o quartinho do Frodo, nosso pet, em um pequeno escritório. Ele ficou feliz com seu novo espaço na área de serviço, onde pode explorar sem destruir a parede, e eu ganhei um local onde posso trabalhar sem distrações. Deu tão certo que em aos 21 dias do novo ano eu já terminei o primeiro dos 4 livros. Tudo porque fiz mudanças intencionais.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

O que você precisa fazer para ter uma vida intencional? Siga estes passos e viverá tempos incríveis, além de se aproximar cada vez mais de seus objetivos.

 

 

Nos vemos no passo 8!

20220121_182000_edited.jpg
bottom of page