top of page
passo 11.png

Passo 11: Mantenha a saúde do corpo e da mente

Buscar saúde física e mental deve ser a prioridade de todos. Mas quando estamos focados em um objetivo essa busca deve ser redobrada, pois estamos trabalhando mais do que o costume, gastando mais energia e expondo nossa mente a mais trabalho. Sendo assim, manter uma rotina de cuidados para o corpo e mente é fundamental, e isso também exige disciplina. As principais atitudes que você precisa tomar são:

​​

1. Pratique atividades físicas

Além de ser uma ótima forma de desenvolver a autodisciplina, praticar atividade física nos tira do sedentarismo, o que reduz a predisposição a doenças cardiovasculares e diabetes. Também mantém o nosso corpo mais vigoroso e menos cansado. Pode contribuir para o equilíbrio hormonal, ajuste do sono, nos deixa mais felizes – pois libera endorfinas e os neurotransmissores, como serotonina e dopamina, que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade – e ainda nos deixa em forma.

Caso nunca tenha praticado atividade física, comece com uma caminhada. Escolha um local tranquilo e inicie devagar, com 30 minutos em ritmo lento. Vá se acostumando aos poucos e não exagere. Em pouco tempo já terá desenvolvido um certo tônus para outras atividades, então procure um especialista.

​​

2. Cuide das suas emoções

A mesma atenção que damos ao nosso corpo devemos dar à nossa mente. Vivemos em uma época em que as pessoas se esgotam rapidamente. Todo mundo conhece alguém que tenha ansiedade, depressão, burnout ou que esteja vivendo uma verdadeira gangorra emocional. Da mesma forma que procuramos auxílio médico quando nosso corpo adoece, precisamos de apoio psicológico quando nossa mente dá sinais de que algo não anda bem, e precisamos de uma pessoa capacitada na área para nos fazer encontrar o equilíbrio. Se você não estiver bem, viverá sempre a beira da crise e essa instabilidade é altamente tóxica.

Lembre-se que não adianta ter os melhores objetivos do mundo se não colocarmos nossa saúde como prioridade. Só nos desgastaremos, e quando chegar o dia de desfrutar o que conquistamos, não teremos condições físicas ou mentais de fazê-lo. Pense nisso.

​

Te vejo em nosso último passo!

bottom of page