top of page
passo 10.png

Passo 10: Aprenda a descansar

Ah, o descanso! Aquele momento mágico onde nossas energias são revigoradas e nosso corpo e mente voltam cheios de disposição para mais uma etapa de trabalho, certo? Nem sempre... Por que será que às vezes saímos do descanso ainda mais cansados e com energia zero? Será que estamos sabendo aproveitar nosso descanso?

​

A primeira coisa que precisamos entender, conforme vimos no passo 9, é que lazer não é descanso. Entreter a mente em um período de lazer não é descansar, e sim desligar nosso cérebro das ocupações e pensamentos como trabalho, dando a ele momentos de distração. E isso é bom, porém, é um tempo que precisa ser controlado, para que não venhamos a cair na cilada da procrastinação.

​

Se o lazer é uma forma de entretenimento e serve para distrair, o descanso então é o relaxamento e serve para revigorar. Ele á ainda mais importante que o lazer, pois somente com o descanso nossa energia é reposta. É por isso que quando navegamos na internet ou assistimos TV até às duas da manhã, acordamos no dia seguinte extremamente cansados e sem foco para o trabalho. Ou quando aproveitamos o dia de folga para maratonar uma série, e por mais que tenhamos passado o dia inteiro no sofá, no dia seguinte ainda nos sentimos cansados. Isso acontece porque nosso corpo até conseguiu encontrar um descanso, mas nossa mente continuou absorvendo conteúdos sem pausa e não descansou. Então vamos descobrir a melhor forma de revigorar nosso corpo e mente.

​​

1. Sono adequado

Sim, dormir é a melhor forma de descansar. Um sono sem interrupções, de pelo menos 7 horas é essencial para relaxar a mente nos manter revigorados. Se você tem horários disciplinados e seu relógio biológico bem regrado, não terá dificuldades para pegar no sono. Mas se tem dificuldades para dormir, atente para os seguintes aspectos: como é o ambiente de seu quarto na hora do sono? Já vimos que um cômodo desorganizado afeta a qualidade do sono. Além disso, procure deixar o quarto o mais escuro e silencioso possível. Não mexa no celular quando estiver na cama e procure fazer uma atividade indutora de sono, como um áudio de relaxamento ou a leitura de um livro (mantenha uma luz fraca para isso, com um abajur). Você vai perceber no passar dos dias que terá mais disposição e levantará com mais facilidade.

​​

2. Estabeleça pequenas pausas no trabalho

Se você trabalha em casa, estabeleça ao menos duas pausas para descanso: uma na hora do almoço e outra no período da tarde. Quando estou em home office, por exemplo, eu divido o horário de almoço em 30 minutos para a alimentação e 30 minutos de soneca. Isso porque o cochilo após o almoço diminui o cansaço e melhora o desempenho cognitivo. Além disso, na parte da tarde faço uma pausa para o lanche; também me permito 30 minutos para descansar, lendo algo que goste, fotografando ou assistindo algo no celular.

Se trabalha fora de casa, tente encontrar um local tranquilo para descansar após o almoço e desligue sua mente das tarefas pelo menos nesse momento. Na volta para casa, tente ouvir músicas ou qualquer outra coisa que tire seu foco do ambiente de trabalho, e não leve trabalho ou qualquer assunto relacionado a ele para casa.

​​

3. Atenção nas noites

Geralmente a noite é o período em que toda a família está em casa; então, que tal aproveita o momento para uma atividade juntos. Após o jantar, um jogo de tabuleiro ou um filme juntos é uma forma de distrair a mente sem exigir muito esforço físico. Desde que não ultrapasse o horário de se deitar, terá aproveitado um ótimo momento de interação e repouso

Bom descanso!

​

Te vejo no passo 11.

bottom of page