top of page
1538490647523.jpg

Mulheres aconselhando mulheres - Elyse Fitzpatrick

Para a primeira resenha do site, escolhi este livro magnífico organizado por Elyse Fitzpatrick: Mulheres aconselhando mulheres. É um livro essencial não apenas para líderes, conselheiras e discipuladoras, mas para qualquer mulher que precisa de ajuda em áreas específicas de sua vida, pois suas orientações e conselhos estão baseados na Palavra de Deus, que é poderosa para restaurar a alma, alegrar o coração e iluminar o caminho por onde se deve andar.

​

O livro reúne palavras de sabedoria de mulheres que são referenciais na área de aconselhamento, como Laura Hendrickson, Janie Street, Connie Larson, Rachel Coyle, Karrie Hanh, entre outras. São mulheres que dedicaram e dedicam suas vidas a ajudar àquelas que atravessam os desafios da maternidade, do casamento, das doenças, do medo e de todos os obstáculos do cenário moderno em que a igreja está inserida.
Entendemos a relevância de uma obra como essa quando lemos em Provérbios que para a alma faminta até o amargo lhe parece doce (27.7). Isso reflete muito a situação das mulheres sedentas de cura nos dias de hoje: buscam a solução nas vozes da mídia, nos livros de autoajuda, na psicologia da moda (das redes sociais), e não percebem que na verdade estão apenas conseguindo um alívio temporário para sua dor, mas não a real solução do problema. Por isso, encontrar um livro de aconselhamento pautado na verdade de Cristo e que vai de encontro às nossas necessidades é como encontrar uma mina de ouro, como diz a autora.

​

O livro está dividido em 4 partes. A primeira fala sobre a mulher e a Palavra. São cinco capítulos que nos mostram a importância de pensar biblicamente a respeito de nossa vida e nossas dificuldades, passando pelos conceitos de discernimento espiritual, interpretação bíblica, ministério feminino e aconselhamento.

A segunda parte, também com cinco capítulos, trata da mulher e suas emoções. Revela o que a Bíblia ensina sobre o medo, a depressão e a ira - três situações frequentes na vida das mulheres hoje. Além disso há uma contribuição brilhante de Laura Hendrickson sobre o equilíbrio no uso de medicamentos psiquiátricos; tema fundamental para mulheres brasileiras, considerando que hoje somos o país que mais faz uso desse tipo de medicamento*.

​

A terceira parte diz respeito a mulher e seus relacionamentos. São nove capítulos cujos assuntos vão desde o celibato ao cuidado com idosos, passando pela criação de filhos rebeldes, adolescentes, crianças especiais, solidão no casamento, entre outros.

A quarta e última parte fala sobre a mulher e problemas específicos. Problemas com determinados vícios e fraquezas são expostos nessa parte. São palavras de autoridade libertadoras para aquelas que enfrentam dificuldade com compulsão, pornografia e os chamados "pecados hereditários".

​

No final do livro há um apêndice voltado para as mulheres novas na fé ou as que ainda não tiveram um encontro com Cristo, onde é apresentado o plano de Salvação da forma mais brilhante que já li; o que torna o livro, além de essencial para você, um ótimo presente para aquela amiga que ainda não conhece a Cristo.

 

É uma obra recomendadíssima! Se está pensando em comprar, se joga sem medo, pois vale a pena.

 

Boa leitura!
 


1*: O Brasil é o maior consumidor de Rivotril do mundo. Revista Superinteressante. Disponível em <https://super.abril.com.br/saude/naçao-rivotril/>

 

 

bottom of page