Dia 1: Eu e minha casa serviremos ao Senhor
Josué 24:14-28
No contexto da leitura bíblica de Josué 24, Deus prometeu ao povo de Israel que daria a eles uma terra, e os tirou do Egito com esse propósito, mas o povo desobedeceu a Deus e começou a adorar a outros deuses, o que estendeu sua jornada de 40 dias para 40 anos no deserto.
Quando por fim chegaram na Terra de Canaã, o povo tinha uma tendência de se apegar a outros deuses e se esquecer de Deus. Foi Então que Josué os situou sobre o erro que estavam cometendo e disse: “Vocês precisam decidir hoje a quem irão servir; se servirão a Deus ou aos deuses dos outros povos e de seus antepassados. Mas EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!”
Seguindo o exemplo de Josué, todo o povo disse: “Nós nunca abandonaremos o Senhor para servir a outros deuses. Ele fez coisas maravilhosas por nós”. E assim todo o povo entrou em acordo e decidiu servir a Deus e dedicar sua casa e sua família ao Senhor.
Tenho certeza de que quando você pensa sobre essa etapa da história dos hebreus, se questiona sobre como o povo conseguiu adorar a outros deuses depois de tantas manifestações miraculosas que viveram com o Senhor. Deus os fez conquistar e crescer; por meio de muitos milagres concedeu ao povo a terra que Ele havia prometido. Mas, ainda assim, eles buscaram para si ídolos e se afastaram do Altíssimo. Se analisarmos a raiz desse comportamento, veremos que não apenas os hebreus, mas nós também, por muitas vezes, decidimos colocar “outros deuses” em nossa vida e nos afastamos de Deus, sem perceber nossa idolatria.
A idolatria é um pecado condenado por Deus. Mas quando pensamos nessa palavra, a primeira coisa que vem a nossa mente são estátuas de santos, não é verdade? Mas a idolatria tem várias faces. Há quem adore o dinheiro, vive por ele e para ele, isso é uma forma de idolatria. Também há aqueles que idolatram as diversas formas de filosofia e baseiam toda a sua vida no que pessoas (do passado ou do presente) afirmam em suas teorias.
Há também aqueles que idolatram a si mesmos. Vivem para satisfazer seus próprios desejos e acham que devem conquistar tudo com a força do próprio braço, com sua própria inteligência ou sua imagem.
Não existe nenhuma diferença entre os exemplos que eu citei e a idolatria do povo de Israel. Todos eles são tentativas de tirar a glória do Senhor e apontar para outra direção. E isso o Senhor não permite. Ele não divide a glória Dele com ninguém. Por isso, nos convida a tomar essa decisão. “Escolham hoje a quem irão servir...”
Você já tomou sua decisão sobre a quem irá servir? Usando as palavras de Josué, você não pode servir ao Senhor e a outros deuses ao mesmo tempo, pois o Senhor não tolera isso. Ele é Santo e exige de nós fidelidade em todas as coisas.
Pense sobre isso e ore a respeito. Será que você está tentando dividir o seu coração entre outras coisas? Diga ao Senhor a quem você deseja servir. Peça para que Ele o ajude a se manter firme nessa decisão.